Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Ginecomastia: saiba o que é e como tratar

Postado em 04/10/2019



A ginecomastia pode ocorrer em pessoas de todas as idades. Em recém-nascidos, a causa mais comum costuma ser uma reação ao contato com o estrogênio da mãe durante a gestação. Nesses casos, a ginecomastia costuma se resolver rapidamente.

Em adolescentes, o problema costuma acontecer por volta dos 14 anos de idade e pode afetar tanto apenas uma quanto as duas mamas. Nesses casos, a ginecomastia se deve a um aumento tardio na quantidade de testosterona nos meninos em relação à quantidade de estrogênio que é bastante comum durante a puberdade.

Quando o problema afeta adultos mais velhos, ele pode estar diretamente relacionado à queda nos níveis de testosterona no organismo.

O índice de testosterona também pode cair como resultado de outras condições de saúde e situações, como as citadas a seguir:

- Quimioterapia, muito comum para tratar câncer
- Doença hepática crônica
- Exposição a hormônios esteroides anabolizantes
- Exposição ao estrogênio
- Insuficiência renal
- Falta de testosterona no organismo
- Tratamento hormonal para câncer de próstata
- Tratamento com radiação nos testículos
- Efeitos colaterais de algumas medicações
- Defeitos congênitos
- Hipertireoidismo
- Tumores
- Câncer de mama

 

Esta última, apesar de a doença ser extremamente rara em homens, tem a mesma importância das outras condições. No mês em que se celebra a Campanha do Outubro Rosa, é essencial informar que esse o câncer de mama acomete tanto mulheres como homens também. A prevenção é sempre a melhor opção.

Consulte um médico se você ou seu filho estiverem com as mamas maiores do que o normal, principalmente se este aumento vier acompanhado de dor ou inchaço ou qualquer outro sintoma.

O aumento das mamas em homens pode ser extremamente constrangedor, especialmente para os adolescentes. A boa notícia é que existe tratamento para o problema. Ele pode ser feito tanto por terapia hormonal, que bloqueia o efeito do estrogênio, como por meio de uma intervenção cirúrgica que reduz o tamanho da mama.

O ASSIM SAÚDE dá dicas para cuidar da sua saúde e a da sua família.